sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Fim-de-Semana de Luxo...



- "Philadelphia - Filadélfia" (1993)
, de Jonathan Demme, é exibido na RTP1, no Sábado, perto das 00h00. Philadelphia conta com Tom Hanks no papel de um advogado homossexual e portador do vírus da Sida, que é injustamente despedido da sua firma devido à sua recente condição médica. Hanks recebeu o seu primeiro Óscar de Melhor Actor com esta galvanizante interpretação;

- "Bonnie and Clyde" (1967), o clássico intemporal de Arthur Penn, com os excelentes Warren Beatty e Faye Dunaway na pele do famoso casal de ladrões, passa na Sessão Dupla da RTP2 (Sábado), às 22h45;

- "The Aviator - O Aviador" (2004), de Martin Scorsese, lança-se à descoberta da fascinante personalidade de Howard Hughes. Pode não ser dos melhores filmes do realizador, mas apresenta Di Caprio e Blanchett em altos vôos interpretativos. Para ver no Domingo, na RTP1, às 23h30.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

TOP 5 Alfred Hitchcock

1) "Vertigo - A Mulher Que Viveu Duas Vezes" (1958)


2) "Rope - A Corda" (1948)

3) "Psycho - Psico" (1960)


4) "The Birds - Os Pássaros" (1963)

5) "North By Northwest - Intriga Internacional" (1959)


The Door In The Floor - A Porta No Chão (2004)

Vidas Interrompidas

"The Door In The Floor" baseia-se na primeira parte do romance de John Irving, "Viúva Por Um Ano". Ted e Marion formam um casal cuja relação começa seriamente a estagnar após um horrível acidente, que ceifa a vida dos seus dois filhos adolescentes. A partir desse infeliz acontecimento, o casal parece já não conseguir comunicar e ambos se isolam nas suas private islands. Ted é um escritor de contos infantis de renome que tenta abafar os seus sentimentos através de inúmeros casos amorosos. Marion vive angustiada com a enorme perda que sofreu e parece já nem ter capacidade para educar a filha mais nova do casal. Ted decide então contratar Eddie, um tímido adolescente, para seu assistente pessoal e é aí que Marion irá sair do seu torpor e tentar novamente abraçar o seu pulsar feminino. Este é, decididamente, um filme de personagens (e, por extensão, de actores) e a empatia que cria com o espectador vive da relação que este forma com aquelas pessoas no decorrer da trama. O filme nem sempre consegue gerir eficazmente os seus tempos dramáticos e revela-se um pouco frágil na direcção do tom (tão depressa é um drama profundo e dilacerante como de seguida apresenta toques de comédia sarcástica), mas o saldo acaba por ser francamente positivo. É uma história intimista sobre a perda, os hiatos que se podem gerar numa relação e sobre o renascer do espírito. Jeff Bridges e Kim Basinger estão no seu melhor nível, dando uma grande consistência aos seus papéis e formando assim um dos principais trunfos e atractivos desta obra. Uma última referência à fotografia, que contempla a beleza dos cenários e é simplesmente das mais fascinantes que vi nos últimos tempos.


Classificação: 3,5/5

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

...


Interpol - No I In Threesome

As Estreias para Amanhã


























- "Eastern Promises - Promessas Perigosas" é o novo de David Cronenberg, sobre as máfias russas a operar nas ruas de Londres. Com Viggo Mortensen e Naomi Watts;


- "Paranoid Park", de Gus Van Sant, é o capítulo que encerra a Trilogia da Juventude (que inclui "Elephant" e "Last Days") e debruça-se sobre a questão da culpa.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

A (Re)Descobrir: Os Filmes "Malditos" de Robert Altman, David Cronenberg e Spike Lee



- "Prêt-à-Porter - Ready To Wear" (1994): Comédia satírica do já falecido Robert Altman, que se centra num importante evento de moda a decorrer em Paris. Temos o palco fundamental para uma radiografia sarcástica ao glamour e à podridão que circunda o mundo da moda, neste caso o da alta costura. O filme conta com um vasto elenco, recheado de caras conhecidas (Julia Roberts, Tim Robbins, Kim Basinger, Sophia Loren, Forest Whitaker, Marcello Mastroianni, entre outros);

- "Crash" (1996): Filme-choque da década de 90, baseado no romance de J.G. Ballard, "Crash" conta a perturbante história de um casal com sérios problemas na sua relação que adere a uma espécie de cultura underground, em que se alia a brutalidade dos acidentes de viação à maximização do prazer sexual. James Spader (um excelente actor que parece fadado para bons filmes com esta temática) e Holly Hunter são os principais nomes do elenco;

- "Girl 6 - Rapariga Nº 6" (1996): Um dos esforços de Spike Lee mais menosprezados pela crítica e público, "Girl 6" desenha uma interessante abordagem à indústria das linhas de telefone eróticas, pela perspectiva de uma mulher que sonha em se firmar enquanto actriz. Ela acaba por aceitar o trabalho como telefonista e gradualmente vai ficando "viciada" no poder que este mercado lhe oferece. O filme conta com cameos de Quentin Tarantino e Madonna.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

sex, lies, and videotape - Sexo, Mentiras e Vídeo (1989)

Perto Demais

Este foi o filme furor do Festival de Sundance no ano de 1989, que lançou definitivamente a carreira do seu então jovem realizador Steven Soderbergh e que notabilizou ainda mais o próprio certame. O argumento foi escrito numa questão de poucas semanas e, verdade seja dita, continua a transpirar originalidade, acutilância e inteligência, mesmo tendo passado tantos anos. Este é certamente um daqueles filmes intemporais, pela forma directa e sem concessões com que aborda um tema-choque: a sexualidade.

A narrativa gira em torno de quatro personagens fabulosas, plenas de virtudes e defeitos. Ann é uma dona de casa dos subúrbios (desconfortável na sua pele, hipertensa e sexualmente reprimida) casada com John, um advogado bem sucedido. Este mantém uma relação extra-conjugal com Cynthia, a excêntrica irmã de Ann. Para complicar a situação, chega ao bairro um antigo amigo de John, Graham, cujas atitudes e comportamento despertam a curiosidade de Ann. Esta e o novo residente do bairro começam a desenvolver uma base de confiança e amizade, fomentada através de conversas e desabafos sobre a vida, o amor e o sexo. Mas Ann ficará de pé atrás quando lhe é revelado um segredo íntimo de Graham e, principalmente, quando descobre que ele grava entrevistas com mulheres, onde estas expõem pormenores relativos às suas experiências sexuais. A partir daqui, estas quatro personalidades vão entrar em choque e a quietude de outrora vai ser posta em causa...

O filme possui uma temática ousada e consegue perturbar pela crueza e frontalidade com que encara o assunto. O que choca verdadeiramente é a brutalidade dos confrontos verbais, o grau de intimismo das atitudes confessionais, a consciência da complexidade das teias da psicologia humana e os dilemas morais propostos pelo argumento. O título é enganador, por isso quem estiver à espera de cenas "quentes" vai sair mesmo defraudado e vai passar completamente ao lado da mensagem do filme. Por outro prisma, quem estiver à procura de um drama intimista, com forte densidade psicológica, pode contar com diálogos riquíssimos e mordazes e com um elenco que está nas suas sete quintas, dando interpretações complexas que reflectem bem as personalidades e os estados de alma daquelas pessoas (principalmente James Spader e Andie MacDowell, que tinham um terreno perigoso por onde circular, mas que conseguiram ultrapassar essas dificuldades com sucesso).

Verdadeiro marco do cinema independente norte-americano (foi feito por meia dúzia de tostões e lucrou bem nas bilheteiras), "sex, lies, and videotape" é um objecto extremamente provocador, um produto da década do consumo desenfreado, que se dedica à análise de vidas monótonas, vazias e sexualmente frustrantes. Tem coragem para deixar de lado o falso puritanismo e colocar descaradamente a nú a decadência da mentalidade sexual reinante em algumas zonas dos EUA. Com a sua força meteórica consegue ainda remeter para um canto muitos filmes contemporâneos que apostam tudo em cenas ditas "arriscadas" e que descuram tudo o resto, não conseguindo alcançar nem metade do seu efeito perturbador.

Classificação: 4/5

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Fim de Semana com Julia Roberts, Bill Murray e Hugh Grant...



- "My Best Friend's Wedding - O Casamento do Meu Melhor Amigo" (1997): Uma comédia romântica francamente divertida, em que Julia Roberts interpreta uma crítica gastronómica que tenta a todo o custo evitar o casamento do seu melhor amigo (e interesse romântico) com uma jovem da alta sociedade. Trata-se de uma deliciosa e muito conseguida revisitação às clássicas comédias screwball, com umas pitadas de musical. Para ver no canal Hollywood, Sábado, pelas 15h30;

- "Groundhog Day - O Feitiço do Tempo" (1993):
Espantosa combinação de comédia com drama, em que a personagem de Bill Murray é um arrogante e cínico repórter televisivo condenado a viver sempre o mesmo dia, numa santa terrinha, até aprender uma valiosa lição sobre a humildade e a bondade humana. É inteligente, muito cómico e traz à memória as glórias de Frank Capra. Passa no canal Hollywood, Sábado, pelas 19h30.

- "About a Boy - Era Uma Vez Um Rapaz" (2002):
Comédia com nuances de melodrama e com Hugh Grant no papel principal, adaptando o popular livro de Nick Hornby. Grant interpreta Will, um trintão anti-social e sem ambições à vista que sobrevive às custas dos royalties de uma famosa música de Natal que o pai tinha escrito há alguns anos. Farto do marasmo da sua vida (e após ver os seus amigos a formar família), Will começa a comparecer em encontros de pais solteiros para conhecer mulheres e acaba por "inventar" um filho. A vida de Will ganha um novo rumo quando se cruza com a de um miúdo de 12 anos com problemas escolares... Atenção à presença de Toni Collette e à banda sonora de Badly Drawn Boy. Estreia no canal Hollywood, Domingo, às 22h00.

Errar é Umano...

..., mas a imprensa escrita tem de começar a ter mais atenção. Ficam aqui duas chamadas de atenção a erros que são frequentes:

- Os Advérbios de Modo terminados em "...mente" não levam acentos:

Exemplos: Fácil - Facilmente; Agradável - Agradavelmente;...


- "Há x anos atrás...":

Ora se o evento ocorreu x anos, não é necessário colocar a palavra "atrás".

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Retratos de Fé



- "The Shawshank Redemption - Os Condenados de Shawshank" (1994):
Baseado na obra de Stephen King, "Os Condenados de Shawshank" (seguramente um dos melhores filmes de sempre) centra-se no penoso quotidiano num rígido estabelecimento prisional, nos anos 40. Aí conhecemos Andy, injustamente encarcerado pela sanguinária morte da sua mulher e do seu amante. Durante esses anos de prisão, Andy formará sólidas amizades com os restantes companheiros (e em especial com Red) e enfrentará uma série de humilhações, privações e injustiças. Mas mesmo assim, Andy não abdicará da esperança numa vida livre e digna e da possibilidade de redenção. Filme fulcral dos anos 90, "Os Condenados..." é uma ode à liberdade, à amizade verdadeira e ao espírito de sacrifício. Nesta obra, a Fé surge subtilmente por via da Esperança abraçada por Andy e tem contornos de profundo desencanto.

- "The End Of The Affair - O Fim Da Aventura" (1999):
Verdadeiro prodígio melodramático do final dos anos 90, "O Fim da Aventura" é uma obra reminiscente dos grandes clássicos dos anos 40 e um objecto raro e pouco convencional para os padrões cinematográficos da actualidade. A história narra as desventuras amorosas de Sarah e Bendrix (um escritor), em plena 2ª Guerra Mundial. Sarah é casada com Henry, mas essa união é praticamente uma fachada. A aventura chegará ao fim após um catastrófico incidente que quase rouba a vida a Bendrix e aí Sarah dará provas de uma inabalável devoção a uma Fé que nunca teve, tudo em nome do seu grande amor. O filme é exímio na sua obsessão romântica e numa narrativa original e magnetizante. A Fé é tida como um grande sacrifício em prol do sentimento por excelência - o Amor.

- "Breaking The Waves - Ondas De Paixão (1996):
Magnífico poema à entrega física e psicológica, seja para o bem ou para o mal. "Ondas de Paixão" é um filme que se enquadra no movimento Dogma, criado pelo seu realizador Lars Von Trier em conjunto com outros elementos. O filme conta a história de Bess, uma jovem extremamente ingénua e pacata que se apaixona por Jan, um trabalhador de uma plataforma petrolífera. O casal acaba por se casar e permanece na sua pequena sociedade ultra-conservadora e profundamente religiosa. Ambos encontram-se consumidos pelo amor que sentem um pelo outro e, quando Jan volta ao seu ofício, Bess só reza para que nada de mal lhe aconteça. Infelizmente, a tragédia bate à porta e Jan fica gravemente ferido. Incapazes de manter uma vida sexual, Jan encoraja Bess a ter relações com outros homens e pede-lhe ainda que lhe conte todos os detalhes. Bess aceita este pedido do marido, acreditando piamente que essas experiências sexuais são um desígnio de Deus e fundamentais para a recuperação de Jan. Bess entrará numa espiral de decadência e sofrimento, com consequências trágicas, em nome do Amor e da Fé que sente. "Ondas de Paixão" permanece, na minha opinião, como o melhor filme do realizador até à data (e a sua maravilhosa filmografia inclui pedras basilares como Dogville e Dancer In the Dark) e como uma das obras fundamentais para compreender um tipo de obsessão ou fanatismo religioso. Este filme inclui ainda preciosos apontamentos sobre o egoísmo e altruísmo, a inocência e a subjugação.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Estreia: Eraserhead - No Céu Tudo É Perfeito (1977)

Surge amanhã nas salas nacionais uma das primeiras obras de David Lynch. Esta opção de exibir o filme de 1977 deve-se à recente presença do realizador no nosso país. Não sei dizer em que salas se poderá ver "Eraserhead", mas espero que tenha uma distribuição simpática e acessível.

Correcção: Infelizmente, o filme só vai estrear no Medeia Nimas, como a H. bem disse. Era muito bom que se alastrasse a outros recantos, mas isso já é pedir demasiado...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Os Melhores Posters dos Últimos Anos...



- "Maria Full Of Grace - Maria Cheia de Graça" (2004): O filme conta a história dos "correios" humanos de droga, centrando-se na personagem Maria, uma jovem pobre que aceita efectuar esse trabalho. Atenção ao sarcasmo e à simbologia do poster: deposita-se fé naquela droga, que poderá ser a esperança de Maria num futuro melhor. Por baixo do título original pode-se ler "Based on 1.000 true stories";

- "Requiem For a Dream - A Vida Não é um Sonho" (2000): O poster divide-se entre a realidade vivida pelas personagens (o vício da droga que os zombifica constantemente) e o objectivo que pretendem atingir, mas que teima em lhes escapar: uma vida serena, bela e repleta de paz de espírito. O poster é enganador, pois reflecte uma falsa tranquilidade e suavidade (conceitos que não imperam neste filme devastador);

- "Hard Candy" (2005): Hard Candy foca o difícil tema da pedofilia e o poster é um verdadeiro achado, que transfigura o predador e a presa e que remete automaticamente para o conto do Lobo Mau e o Capuchinho Vermelho...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Everyone Says I Love You - Toda A Gente Diz Que Te Amo (1996)

A Difícil Arte de Amar

"Um filme musical para gente como eu que não sabe cantar". Foi desta forma honesta e cómica que Woody Allen definiu o seu belo filme de 1996. "Everyone Says I Love You" é uma comédia deliciosa que mistura as habituais neuroses do realizador nova-iorquino com o encanto do cinema musical, revelando um Allen mais light que procurou evidenciar a beleza e o encanto de uma certa inocência amorosa. O filme é um prodígio de simplicidade e comoção, que mostra o enorme respeito que houve na abordagem a este género cinematográfico. É tão ingénuo e sentido que faz lembrar as velhas glórias musicais da MGM, em que se cantava e dançava efusivamente e sem qualquer tipo de complexos. O argumento resume-se às divertidas encruzilhadas das diversas histórias de amor, que estão devidamente entrelaçadas com a música. O elenco é espantoso (Julia Roberts, Edward Norton, Goldie Hawn, Natalie Portman, Alan Alda,...) e quase todos os actores se safam bem na difícil tarefa do canto, excepto Drew Barrymore que teve de ser dobrada. Pode até ser um filme ligeiro, mas não é por isso que deixa de ser muito bom e uma das melhores fitas dos anos 90. É uma obra especial e encantadora (repleta de cenas memoráveis), que permanece na memória muito depois de a termos visto. Aconselha-se o visionamento nesta altura do ano, em que o frio que bate à porta convida a uma bebida quente e a um bom filme deste tipo.

Classificação: 5/5

Alguém se lembra de...



Bell, Book & Candle - Rescue Me? Esta música esteve para entrar na banda sonora do "Titanic"...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fim De Semana...



- "Sense And Sensibility - Sensibilidade e Bom Senso" (1995): A bem sucedida adaptação do clássico de Jane Austen é exibida no canal Hollywood, no Sábado, às 15h00;

- "Girl, Interrupted - Vida Interrompida" (2000): O excelente drama psiquiátrico passa também no Sábado, às 21h30, no canal Hollywood. Repete no dia a seguir às 15h00.

- "Mon Oncle - Meu Tio" (1958): A sátira de Jacques Tati roda na Sessão Dupla de Sábado, na RTP2.


A Ouvir...

Julie Delpy (2003)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

TOP 5 Dustin Hoffman

1) Rain Man - Encontro de Irmãos (1986)


2) Kramer Vs. Kramer - Kramer Contra Kramer (1979)



3) Midnight Cowboy - O Cowboy da Meia-Noite (1969)



4) Tootsie - Quando Ele era Ela (1982)



5) The Graduate - A Primeira Noite (1967)


Sem dúvida um dos meus actores de eleição. Já ouvi maravilhas da sua interpretação em "Straw Dogs - Cães de Palha", mas como ainda não vi o filme não a posso incluir no Top...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

...

As dificuldades profissionais que incomodaram a "Geração Rasca" (como detesto este termo) estão longe de acabar. Pode-se dizer, sem qualquer tipo de problema, que a actual geração continua a sofrer essa problemática e o mal parece não ter resolução à vista. Afinal, depois de tanto esforço empreendido (mental, físico e económico), as expectativas não são as melhores e as desilusões marcam pontos. Aos 12, 13 anos estávamos desejosos de atingir a maioridade, mas também longe de imaginar que o cenário seria tão pessimista. Não condeno aqueles que cada vez mais ponderam sair de Portugal: o investimento na educação, tão promovido pelas altas autoridades do Estado, não se traduz actualmente numa estabilidade económica e profissional. Esse discurso governamental sobre a importância da formação tem muito de politicamente correcto, mas parece não existir um grande "esforço de fundo" para corrigir a situação dos jovens licenciados no desemprego. Estes, que seguiram o percurso académico pelos parâmetros considerados normais e louváveis, parecem ter sido irremediavelmente atirados para o contentor do esquecimento...

A (Re)Descobrir...




- "A Map Of The World - O Mapa Do Mundo" (1999): Um fabuloso painel de relações humanas e sociais em que se conhece a história de Alice, uma enfermeira de carácter vincado, que é acusada de assédio sexual a um menor. Alice terá ainda de sobreviver a uma perda terrível e ultrapassar o sentimento de culpa (a morte do filho da sua melhor amiga, que estava aos cuidados de Alice). "O Mapa Do Mundo" é um poderoso melodrama sem ser sentimentalão e é um fiel herdeiro do género que marcou o período clássico de Hollywood. Conta com interpretações extraordinárias de gente tão talentosa como Sigourney Weaver, Julianne Moore e David Strathairn.

- "Twin Falls Idaho - Vida Comum" (1999): Um filme temática e visualmente assombroso, que remete para as narrativas e personagens das obras de David Lynch e Cronenberg. "Twin Falls Idaho" conta a história dos siameses Francis e Blake que desenvolvem uma peculiar relação com uma jovem e meiga prostituta. Infelizmente, um deles começa a ficar gravemente doente e torna-se inevitável a separação, realidade essa que será difícil de suportar. O filme é excelente na frontalidade e crueza com que capta os irmãos (e a relação entre corpos e espaços) e por nunca ceder à banalidade do "coitadinho". Destaque para os actores que desempenham os siameses: são gémeos na vida real, não padecem do problema retratado na tela e acumulam ainda o lugar de realizadores desta fita de culto.

Não sei dizer se algum destes filmes se encontra editado em DVD, mas garanto que vale bem a pena uma espreitadela!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

"Pela Estrada Fora", Jack Kerouac

"E diante de mim estava o volumoso bojo do meu continente americano; algures, no distante extremo oposto, a desvairada e sombria Nova Iorque cuspia para o ar a sua nuvem de poeira e vapor castanho. O Este tem qualquer coisa de castanho e sagrado; e a Califórnia é branca como estendais de roupa lavada e tem a cabeça oca, pelo menos era o que eu julgava, nessa altura".

Lola Rennt - Corre Lola Corre (1998)


A Mulher Da Maratona

Lola (Franka Potente), uma alemã na casa dos 20 anos, tem precisamente 20 minutos para arranjar uma larga quantia em dinheiro e assim safar uma dívida que o namorado Manny contraiu junto de um mafioso. Caso contrário, Manny está disposto a arriscar a sua pele, assaltando um supermercado para pagar o que deve. Lola terá de fazer tudo ao seu alcance para evitar um desfecho infeliz, o que implica algumas situações imprevisíveis. "Corre Lola Corre" foi bem recebido pela crítica e logo se tornou fita de culto, mas este é um daqueles casos em que a montanha pariu um rato. O filme é muito cool (mas também muito inócuo e vazio) e a sua premissa base não se consegue sustentar na duração de uma longa-metragem (se calhar a opção de curta teria sido bem mais sensata). Basicamente, é como estar a ver um videojogo alucinado com uma irritante batida techno de fundo, em que não existe nenhum tipo de profundidade ou comoção. As personagens são meras embalagens de cartão, de visual arrojado mas intrinsecamente desinteressantes, e o argumento remete para a cansativa e constante correria da protagonista. Pelo meio ainda se tenta fazer uma aproximação ao "Feitiço Do Tempo", na questão da possibilidade de se repetir as experiências até se atingir os objectivos, mas isso soa a falso e mais uma vez faz lembrar o universo dos jogos de computador e de consolas. Franka Potente ainda tenta acrescentar algum "sumo" à sua Lola, mas isso cai por terra devido a uma narrativa e a uma realização frenética que simplesmente não se interessam pelas personagens e que confundem rapidez e virtuosismo com profundidade dramática. Apenas aconselhável para quem gosta do tipo de filmes "what if" de fraco desenvolvimento humano e narrativo.


Classificação: 1,5/5



sábado, 3 de novembro de 2007

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sessão Dupla de Sábado, na RTP2



- "Jour De Fête - Há Festa Na Aldeia" (1948), de Jacques Tati;
- "Uma Viagem Com Martin Scorsese Pelo Cinema Americano" (1995), Episódios 1 e 2.

A partir das 22h45.

Sugestões...




Hoje, na RTP2:

- "No Direction Home - Bob Dylan", às 23h30;

- P.J. Harvey: On Tour "Please Leave Quietly" e Rufus Wainwright - Live At Filmore, a partir das 02h00.