quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

The Human Stain - Culpa Humana (2003)

Viagem Ao Passado

Coleman Silk é um prestigiado professor universitário que, certo dia, comete um erro ao referir-se a dois alunos negros ausentes como sendo "spooks" (termo com uma forte conotação racista). Essa simples afirmação, proferida sem qualquer espécie de maldade, acaba por virar do avesso a vida do docente: ele perde o emprego, o respeito e a sua mulher, que acaba por falecer na sequência destas reviravoltas. Coleman apenas encontra apoio emocional no seu fiel amigo e confidente Nathan Zuckerman, até ao dia em que se cruza com Faunia, uma bela empregada de limpeza com um percurso pessoal marcado pela tragédia. Entre este par tão improvável estabelece-se uma estranha relação amorosa, onde a importância do sexo está muito vincada, mas onde estranhamente os laços emocionais parecem não se querer enlear, para que nenhum deles saia magoado nem tenha que dar mais do que aquilo que é capaz. Contudo, esta ligação socialmente "proibida", que se vai mantendo nestes termos desequilibrados, não se revela um mar de rosas, já que o violento ex-marido de Faunia se insinua e começa a perturbar o casal. Entretanto, no decorrer da trama, vamos sendo apresentados a flashbacks referentes ao passado de Coleman Silk e, mais especificamente, a um segredo muito bem guardado que o acompanhou toda a vida (segredo esse que corrompeu definitivamente os seus laços familiares e que poderia ter evitado as complicações do presente).

The Human Stain tem por base a obra desse grande autor que é Philip Roth e foi realizado pelo veterano Robert Benton (o responsável pelo já clássico Kramer Vs. Kramer, com Dustin Hoffman e Meryl Streep). O filme aborda o peso da culpa, da intolerância e dos fantasmas do passado que atormentam a existência do par central. A narrativa é perpassada por uma abordagem clínico-confessional, que adensa a intimidade das personagens e que se torna fundamental para a exploração das mesmas. Estamos perante um drama de grande fôlego, que dá ares de alguma austeridade formal e temática e que se reveste de uma maturidade invejável. Enquanto marca passo na arte do storytelling, o filme tem ainda o mérito de ser psicologicamente denso ao mesmo tempo que deixa transparecer um certo tom de suavidade. O espantoso é esta capacidade, esta facilidade com que demonstra uma personalidade muito low-profile nos seus propósitos, sem deixar, no entanto, de nos atingir no âmago com toda a sua veracidade dramática.

Quanto ao casting, sinceramente, nunca compreendi o porquê de tanta celeuma: é certo que as opções poderiam ter recaído noutros actores (e quem viu o filme sabe do que estou a falar), mas seria injusto menosprezar o talento dos envolvidos. Anthony Hopkins e Nicole Kidman são bastante convincentes na abordagem aos seus papéis e sente-se uma ligação nesta dupla, sendo este um dos pontos-chave para que toda a dinâmica do filme resulte. É certo que The Human Stain exige um elevado grau de suspension of disbelief por parte do público, mas essa exigência está actualmente presente em tantas obras que não se torna uma medida assim tão difícil de adoptar. O que importa é que sejamos envolvidos no espírito daquela história e na trajectória daqueles indivíduos; esse é o objectivo fulcral. Finalmente, as sentidas interpretações do elenco secundário são também elas dignas de registo: Wenthworth Miller, Gary Sinise e Ed Harris complementam o esforço interpretativo do par principal com grande dignidade. A recuperar.


Classificação: 4/5

5 comentários:

Gonçalo Trindade disse...

Também o acho um filme subvalorizado, lembro-me que gostei bastante quando o vi... e deve ser visto nem que seja pelo par Hopkins - Kidman...

Cataclismo Cerebral disse...

Pois, só esse factor já faz com que o filme mereça alguma atenção. Mas a verdade é que a história não lhe fica atrás.

Abraço

Anônimo disse...

Right away I am ready to do my breakfast, once having
my breakfast coming again to read other news.

My website: aquamira.com

Anônimo disse...

Hello, this weekend is nice in favor of me, since this moment i
am reading this fantastic informative paragraph here at my house.


Have a look at my blog :: forex trading

Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don't
know who you are but definitely you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!


my web-site ... hair cut