quarta-feira, 11 de julho de 2007

Y Tu Mamá También - E A Tua Mãe Também (2001)

Os Últimos Dias Da Adolescência

Julio e Tenoch são dois amigos adolescentes que decidem aventurar-se numa viagem pelo México com uma mulher mais velha. O objectivo consiste em curtir ao máximo umas férias de sonho, mas os conflitos não tardam a surgir a partir do momento em que ambos se começam a apaixonar por essa mulher, de seu nome Luisa. Esta odisseia permitirá que os jovens reconheçam a importância da amizade, do sexo e dos vários destinos que a vida percorre. Este é um filme realista (a sua estética assemelha-se à de um documentário), uma espécie de road- movie emocional e um poema sentido à amizade. À personagem feminina cabe a representação dos sentimentos ambíguos: ora assume uma figura maternal, ora se torna objecto de desejo dos dois rapazes. A narrativa ilustra também, de forma exemplar, os últimos momentos da adolescência antes da entrada definitiva na fase seguinte - a maturidade dos adultos. Alfonso Cuarón é o realizador e as interpretações estão a cargo dos soberbos Maribel Verdú (enigmática e sensual), Gael Garcia Bernal e Diego Luna.


Classificação: 4/5

6 comentários:

sonhadora disse...

Minha classificação é de 5/5. Gostei muito da personagem Luisa, é uma personagem muito rica: tem drama, é maternal (como dizes), adulta mas por outro lado descontraída onde o verdadeiro sentido da palavra "curtir a vida" está muito presente(afinal é o pouco que lhes resta).
Parabéns tens um belo blog !

Maria del Sol disse...

Também gosto muito da Maribel Verdú, tem dado boas prestações em cinema, apesar de (vergonhosamente) ainda não ter visto este filme... e que dizer do Gael García Bernal, sobretudo depois de o ter visto nos "Diários de Che Guevara" ;)

JHB disse...

Eu sou grande fã do cinema mexicano, mas este ainda não vi, ainda não o consegui apanhar. Mas tenho cada vez mais curiosidade de lhe pôr a vista em cima.

Betty Coltrane disse...

Desde que saiu que ando em pulgas para ver este filme... E agora já damos classificações, hum? mas que bem! ;P

Cataclismo Cerebral disse...

Sonhadora: Concordo contigo, a Luisa é um oásis! Obrigado pelo elogio :)

Maria: O Gael é um senhor actor. Basta vê-lo no Amor Cão, Diários de... e Má Educação.

João: Acho que vais gostar! Já agora, o que é que aconteceu ao teu blog? Parece estar desactivado...

Betty: O DVD mora cá em minha casa ;) As classificações são um recente acréscimo.

Bjs e abraço

bitsounds disse...

pois é o Gael Garcia Bernal ainda era um puto neste filme, cresceu imenso como actor, já nem me lembrava que ele entrava no Amores Perros !