terça-feira, 3 de julho de 2007

Amizades Perdidas

Todos nós passamos por isto. Trata-se daquela fase da vida em que as amizades de outrora tornam-se cada vez mais distantes, difusas e em que se começa a recorrer à bela da nostalgia. Tudo isto é natural que aconteça, sendo que a maior parte das vezes nem sequer existe uma intenção. Não, apenas acontece porque as vidas seguem rumos distantes, os objectivos de cada um acabam por interferir e assumir um papel principal. A propósito disto, lembrei-me de dois filmes já emblemáticos:



Este The Big Chill/Os Amigos de Alex (Lawrence Kasdan, 1983) conta a história de um grupo de amigos e companheiros de faculdade que se reencontram, passados alguns anos, para assistir ao funeral de um deles. As suas vidas tomaram caminhos bastante díspares e, nesse fim de semana de reunião, tentarão restabelecer os antigos laços e compreender o que levou a tal afastamento. Este é um filme sobre os rumos da vida e as fortes amizades que acabam por se desvanecer, por muito que se tente evitar essa situação. É ainda uma ode à imaturidade. "The Big Chill" é agora muito bem amado, se bem que tenha causado alguma polémica aquando da sua estreia, nos longínquos anos 80. Com Glenn Close, Kevin Kline e Tom Berenger.

Classificação: 5/5


Relativamente ao Ghost World/ Mundo Fantasma ( Terry Zwigoff, 2001), estamos perante um dos mais recentes fenómenos de culto, baseado nos comic books de Daniel Clowes. Este filme analisa a vida de 2 atípicas teenagers americanas que, ao terminar o liceu, tentam organizar as suas existências de acordo com os planos pré-determinados (inclui-se aqui a partilha de uma casa). Sempre foram as outsiders da turma, com gostos algo excêntricos e uma língua mais que viperina. Até ao dia em que ambas se apercebem que se calhar não têm tanto em comum como julgavam... Esta é uma daquelas raras proezas em que se consegue conjugar perfeitamente o univeros dos comics com os códigos cinematográficos, criando um filme original e provocador. Tão deliciosamente cómico como triste! Com Thora Birch, Scarlett Johansson e Brad Renfro.

Classificação: 4/5


3 comentários:

Rosa disse...

reconheço the big chill como um dos grandes clássicos dos anos 80, bom filme! mas confesso desconhecer completamente este Ghost World. de qualquer modo este trailer abriu-me o apetite, vou tentar encontrar algures.

Betty Coltrane disse...

Eu pelo contrário só vi o ghost world, e AMEI!!!!!!! É lindo, poético, irónico - e tem aquele bacano marado dos vídeos dos RHCP!! :D

Além disso, adoro o Steve Buscemi (apaixonei-me por ele neste filme! lol!)

Foi muito bem lembrado, como sempre!! =))

O outro, já ouvi falar, mas ainda não vi!

beijão!

Cataclismo Cerebral disse...

Rosa: O The Big Chill permanece ainda um lindo filme geracional. Envelheceu muito bem. Quanto ao Ghost World, aconselho o visionamento.

Betty: Também adoro o Ghost World, tem tanta tristeza e honestidade que se torna inpossível não gostarmos dele.

Bjs