segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A (Re)Descobrir...




- "A Map Of The World - O Mapa Do Mundo" (1999): Um fabuloso painel de relações humanas e sociais em que se conhece a história de Alice, uma enfermeira de carácter vincado, que é acusada de assédio sexual a um menor. Alice terá ainda de sobreviver a uma perda terrível e ultrapassar o sentimento de culpa (a morte do filho da sua melhor amiga, que estava aos cuidados de Alice). "O Mapa Do Mundo" é um poderoso melodrama sem ser sentimentalão e é um fiel herdeiro do género que marcou o período clássico de Hollywood. Conta com interpretações extraordinárias de gente tão talentosa como Sigourney Weaver, Julianne Moore e David Strathairn.

- "Twin Falls Idaho - Vida Comum" (1999): Um filme temática e visualmente assombroso, que remete para as narrativas e personagens das obras de David Lynch e Cronenberg. "Twin Falls Idaho" conta a história dos siameses Francis e Blake que desenvolvem uma peculiar relação com uma jovem e meiga prostituta. Infelizmente, um deles começa a ficar gravemente doente e torna-se inevitável a separação, realidade essa que será difícil de suportar. O filme é excelente na frontalidade e crueza com que capta os irmãos (e a relação entre corpos e espaços) e por nunca ceder à banalidade do "coitadinho". Destaque para os actores que desempenham os siameses: são gémeos na vida real, não padecem do problema retratado na tela e acumulam ainda o lugar de realizadores desta fita de culto.

Não sei dizer se algum destes filmes se encontra editado em DVD, mas garanto que vale bem a pena uma espreitadela!

6 comentários:

Maria del Sol disse...

Não vi nenhum dos dois filmes (shame on me!) mas tenho quase a certeza de ter visto o DVD de "Twin Falls Idaho" numa grande superfície.

Beijinhos :)

Gonçalo Trindade disse...

O Twin Falls é fabuloso, mas nunca vi o Map of the World. Mais um para a lista de aluguer :p

Juom disse...

Eu por acaso só vi o "Map of the World", e tenho a certeza que foi em DVD, embora a edição (nacional), se bem me lembro, fosse bem manhosa. E trata-se de facto de um melodrama competente, com óptimas interpretações que, sem ser fabuloso, foge a sentimentalismos baratos, sendo, isso sim, forte e comovente.

Anônimo disse...

Nunca vi o Map of the World, vi o Twin Falls Idaho só este ano e é lindíssimo, de uma simplicidade desarmante mesmo que por momentos nos pareça mais "complicado" (dele há edição em dvd, vi-a há uns tempos numa Valentim de Carvalho)

betaleca disse...

Eu tenho o Twin Falls Idaho em Dvd...O Map of the Worl ja vi na TV. Gostei imenso dos 2

António Neves disse...

Concordo contigo no Twins Fall Idaho, vi-o na televisão já há uns anitos e gostei bastante do filme, o outro nunca vi.