sábado, 23 de junho de 2007

Reality Bites

O Vida e o Amor... nos 90´s!

Depois de uma conversa com as amigas Betty e Curse, sobre a instabilidade e dificuldade que os jovens enfrentam ao iniciar a sua vida no mercado de trabalho (após conclusão de estudos), lembrei-me logo deste filme. Na sua génese, trata-se de uma comédia romântica, mas aborda aspectos com os quais todos nos identificamos e lança umas quantas farpas bem incisivas às inseguranças da vida adulta contemporânea. Lelaina (Winona Ryder) e o seu grupo de amigos terminam os estudos e vêm-se frente a frente com as responsabilidades que essa transição acarreta. Para além dos tormentos relacionados com a procura de emprego, todos eles têm problemas no que diz respeito às relações amorosas, às suas próprias identidades e às escolhas que fazem para a sua vida. Fascinada com esta temática, Lelaina começa a rodar um documentário, tendo por base a sua vivência e a dos seus amigos. Este filme não é uma obra-prima, mas conquista-nos por ser tão honesto, despretensioso e cool. Percebe-se que existe uma verdadeira intenção de traçar um retrato fiel da chamada Geração X (da qual falei aqui há uns tempos), que, embora possuidora de conhecimentos e tacto, acaba por se perder na tentação da cultura hedonista e da própria apatia. O filme foi realizado em 1994 pelo actor Ben Stiller (que também participa) e conta com Ethan Hawke, Janeane Garofalo e Steve Zahn, para além da espantosa Winona Ryder. Em Portugal, teve o infeliz título de Jovens em Delírio (urghh).

Classificação: 3/5


4 comentários:

Betty Coltrane disse...

É mt fixe este filme, sim senhor...

Perfeito para uma tarde de ócio (miragem...)... enquanto pensamos na vidinha!!!

E depois, são actores mt bons! O Ethan Hawke é mt de valor... ffffffffffffffffff!! LOL!

(ele lembra-me sempre o Jeff Buckley!)

Anônimo disse...

Mais um para juntar à lista :) Gostei realmente do toque de coolness que é perceptível no trailer, agora falta ver e tirar as minhas próprias conclusões... obrigada pela sugestão ;)

Baci!

Anônimo disse...

...mais um q n vi, what a surprise! lol
:P

JHB disse...

Vi isto há relativamente pouco tempo na Fox Life, foi um daqueles que vi mesmo só para passar o tempo, sem esperar grande coisa, mas supreendeu-me pela positiva. Não estava à espera até por ser realizado pelo Ben Stiller, mas acabou por me agradar, a Winona Ryder também ajudou (como ajuda sempre) e muito para que eu gostasse.