segunda-feira, 31 de março de 2008

A (Re)Descobrir...

Bulworth - Candidato em Perigo (1998): Deliciosa sátira política de finais dos anos 90, escrita, interpretada e realizada por Warren Beatty. Beatty é Bulworth, um senador que sofre uma espécie de colapso nervoso logo à beira de umas eleições importantíssimas. O homem não faz a coisa por menos: como não vê a luz ao fundo do túnel, contrata um assassino para o eliminar, não se esquecendo de dar ares de conspiração a toda a tramóia. Mas acontece que essa atitude vertiginosa acaba por lhe conceder um efeito de súbita vontade de viver. Reinventando-se enquanto homem e senador, Bulworth passa a discursar em forma de rap, desmascarando toda e qualquer hipocrisia da cena política americana e dos seus agentes. Bulworth é um filme que até pode pender um pouco para a demagogia, mas o saldo mais que positivo abafa algumas inconsistências. É raro ver algo assim tão frontal, que não receia pôr o dedo nas feridas que todos conhecem, mas que poucos reconhecem (que o tema seja a política é quase um pormenor secundário). Uma obra burlesca, corajosa e com mais profundidade do que aquilo que aparenta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de filmes desse genero, que de um modo leve e engraçado, consegue nos trasportar a assunstos importantes como politica.

Anônimo disse...

Gosto muito de filmes desse genero, que de um modo leve e engraçado, consegue nos trasportar a assunstos importantes como politica.

Luís A. disse...

epah! um dos filmes da minha vida! sátira caustica, inteligente e provocadora QB. dizes muito bem a (re)descobrir, uma vez que é um pouco ignorado. este filme e Reds, provam que Beatty é realizador com R GRANDE.

abraço cataclismo

Cataclismo Cerebral disse...

Isabela: Como quem não quer a coisa, o filme lá vai dando as suas tacadas... Também gosto de filmes desse género, que abordam temáticas complexas de uma forma inovadora.

Luís: É esquecido, ignorado,... Enfim, é um excelente filme que não merecia tais comportamentos. E Beatty, quando se lança ao trabalho com unhas afiadas, faz obras inesquecíveis.

Abraços

NunoSioux disse...

Mas... Ouve lá, tu vês estes filmes todos? Devo dizer que te admiro por isso, cada vez que venho cá, compulsivamente a minha mão desce até ao emule (vai-se lá saber porque!)

Abraço

Cataclismo Cerebral disse...

Nunosioux: É verdade, vejo estes filmes todos. Acontece que a minha veia cinéfila palpita há já bastantes anos, daí fazer referências a imensos filmes... Fico contente em saber que alguém se sente motivado a pesquisar as minhas escolhas!

Abraço

Anônimo disse...

Um clássico!

Cataclismo Cerebral disse...

Também acho!

Abraço

Pedro Pereira 77 disse...

Sinceramente já não me lembro muito deste filme, mas sei que o vi na altura que saiu e que gostei muito... tenho que o volto a rever

Cataclismo Cerebral disse...

Sintoniza o canal Hollywood, tem passado lá com alguma frequência. Também o vi por alturas da estreia e nunca mais o esqueci. É um bom filme!