quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Retratos De Amor...



- On Golden Pond - A Casa Do Lago (1981): Ethel e Norman, um casal de meia-idade com um amor de longa data e em repouso na sua casa de Verão, recebe a visita da filha Chelsea (que vem equipada com o seu companheiro e com o filho dele). Esta chegada vai trazer ao de cima os conflitos que sempre estiveram presentes na relação entre pai e filha. "A Casa Do Lago" traça paralelos com a própria relação conturbada entre Jane Fonda e Henry Fonda (pai e filha no filme e na vida real), que conseguiram resolver as suas diferenças ao contracenarem nesta película vencedora de 3 Óscares;

- The Bridges Of Madison County - As Pontes De Madison County (1995): Francesca, uma dona de casa do Iowa, trava conhecimento com um fotógrafo da National Geographic, durante uns dias de ausência do marido e dos filhos. O amor brota e Francesca terá de decidir se parte com o grande amor da sua vida ou se se resigna a uma vida pacata e familiar, vazia de todas as emoções que a completam. Filme absolutamente fulcral para compreender o cinema romântico dos anos 90, "As Pontes de Madison County" relata um amor adulto e fugaz, mas com profundidade suficiente para marcar toda uma vida. Esta continua a ser uma das melhores realizações de Clint Eastwood, que conta aqui com um desempenho larger than life de Meryl Streep (mais um, portanto...);

- Lady Chatterley (2006): Filme baseado num romance de D.H. Lawrence. Lady Constance leva uma existência insípida, monótona, cuidando do marido paralisado na Grande Guerra. Ela começa a apresentar sinais de depressão e a solução para o mal parece estar nos simples passeios pelos bosques que circundam o castelo onde o casal vive. Durante as suas passeatas, Constance cruza-se com o guarda-caça e rapidamente surge um elo romântico que despertará todos os instintos adormecidos da jovem mulher. Uma recente obra do cinema francês, que é ainda uma bela pérola sobre o desejo - com uma excelente interpretação de Marina Hands.

9 comentários:

Red Dust disse...

Vi os dois primeiros.

Eu sou um particular fã de Henry Fonda e Clint Eastwood, capazes de se adaptar aos mais variados géneros de Hollywood.

Dou 7/10 a ambos.

Blueminerva disse...

Não vi "A Casa do Lago".
"As Pontes De Madison County" é o tipo de filme que levamos prá vida toda. Fenomenal.
Sobre "Lady Chatterley", referir que já li a obra, que é uma delícia, e vi o filme realizado em 1981. Uma bosta meu amigo. Sobre o mais recente "Lady Chatterley" tenho lido boas críticas mas ainda não tive oportunidade de ver.
Um abraço

Maria del Sol disse...

Só vi "As Pontes de Madison County", que é brilhante. Mas quero ver logo que for possível "Lady Chatterley", tenho ouvido maravilhas sobre esse filme.

Beijinhos!

José Quintela Soares disse...

Bem escolhidos.
Juntaria "A Rua do Adeus", com Anthony Hopkins e Anne Bancroft.

Luís A. disse...

Acho que as pontes...é um dos melhore filmes de eastwood. Perfeito...os outros não vi...

Cataclismo Cerebral disse...

Red dust: São ambos belos filmes. O lady Chatterley também não lhes fica atrás, portanto fica aqui o meu conselho para que deites as mãos ao filme ;)

Blueminerva: Esta versão de Pascale Ferran é linda. O "As Pontes de..." é um filme que me acompanha há muitos anos e é fantástico :)

Maria: Subscrevo essa descrição do "Pontes...". Vais gostar de Lady Chatterley, é um filme de uma sensibilidade desarmante :)

José: Obrigado. Ah, a Rua do Adeus, que bem lembrado...

Luís: Também acho; tal como refiro no texto, continua a ser um dos seus melhores trabalhos enquanto realizador.

Abraços!

Anônimo disse...

Lady Chatterley não é baseado num conto mas num romance de D. H. Lawrence. Que recomendo vivamente, tal como o filme ;)

Cataclismo Cerebral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cataclismo Cerebral disse...

H: Vou já rectificar, obrigado ;) Quero deitar as mãos ao romance...

Abraço!