terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Retratos da Perda de um Filho...



- "Ordinary People - Gente Vulgar" (1980): Drama adulto e sóbrio de Robert Redford que retrata uma família em processo de degradação na sequência da morte do filho mais velho. A mãe refugia-se na capa da frieza e vive no mundo das aparências, sendo incapaz de interagir com o outro filho, um adolescente que se sente responsável pela tragédia e que por isso mesmo vive traumatizado e consumido pela culpa. O pai bem tenta reestruturar a família, mas os seus esforços acabam por se desvanecer perante as fortes barreiras que cada um edifica. Vencedor do Óscar de Melhor Filme, com Mary Tyler Moore, Donald Sutherland e Timothy Hutton.

- "La Stanza Del Figlio - O Quarto do Filho" (2001): Desarmante filme de Nanni Moretti, que interpreta o papel de Giovanni, um psiquiatra e dedicado pai de família que entra em colapso após a morte do filho Andrea. Giovanni desinteressa-se de tudo e até começa a perder a paciência para os seus pacientes. Só a descoberta de um segredo de Andrea que estava muito bem guardado fará com que Giovanni e a familía possam começar o processo de cura. Dotado de uma sensibilidade europeia e extremamente comovente, "O Quarto do Filho" é um dos filmes fulcrais desta década. Com Laura Morante.

- "In The Bedroom - Vidas Privadas" (2002): Inquietante filme de Todd Field (Little Children) que conjuga o tema da perda de um ente querido com a necessidade absoluta de vingança. Os Fowler são uma família unida que não vê com bons olhos o relacionamento amoroso do filho Frank com uma mulher divorciada e mãe de dois filhos. Tudo parece estar nos eixos até entrar em cena um ex-marido irado que acaba por cometer um crime atroz contra Frank. A partir daí, a família outrora feliz tentará superar este duro golpe e reencaminhar a sua vida, mesmo que se tenha de executar um acto brutal. Nem sempre amei o final deste filme, mas a minha opinião tem vindo a ser suavizada pela grandiosidade da obra no seu todo. Com Sissy Spacek, Tom Wilkinson e Marisa Tomei.

5 comentários:

Loot disse...

Só vi o Quarto do Filho mas gostava muito de ver o In the Bedroom, ouvi dizer muitas coisas boas sobre este filme. E também gostava de ver mais trabalhos do Nick Sthal que só conheço praticamente o Carnivale.

Blueminerva disse...

Deste trio, só vi o "La Stanza Del Figlio - O Quarto do Filho".
Foi o primeiro filme que vi de Nanni Moretti... e que filme!
"O Quarto do Filho" é um filme sobre a mais dolorosa das atrocidades, a perda de um filho. A abordagem de um tema tão penoso como é o luto faz-se neste filme, de uma forma irrepreensível. E para falar da dor mais cruel, mais injusta, mais funda, Nanni Moretti praticamente não recorre a palavras, raramente verbaliza o sofrimento, por isso, para abraçar o filme, é preciso compreender o não dito, o não mostrado, o pormenor que parecendo não ser nada, é tudo. E tudo isto é conseguido com grande honestidade e transparência por parte de Nanni Moretti.
Simples na sua narrativa, e profundo na sua temática, é um filme cru e sobretudo realista, porque a vida é assim, sem efeitos especiais.
Um abraço

JHB disse...

:( Mais três filmes da qauntidade enorme que ainda espero ver um dia. Podias ter falado do Alice, que não sendo nenhum portento é um excelente filme saído do cinema português. Embora veja pouco cinema nacional tenho visto ainda menos cinema nacional que valha a pena.

Abraço

sonhadora disse...

Bem eu estou em pé de igualdade com os restantes.. apenas vi "O quarto do filho"... que diga-se de passagem é um filme com uma sensibilidade esmagadora!
Os restantes... apenas ouvi falar do "Vidas Privadas" e tenho curiosidade de ver esse... mas não ponho de parte a possibilidade de ver "Gente Vulgar".

beijocas

Cataclismo Cerebral disse...

Loot: O Vidas Privadas vale bem a pena. Do Nick Stahl só conheço este filme, o do Terminator e o Bully e pouco mais...

Blueminerva: Que belo comentário!Acho que está tudo mais que dito.

Jhb: Já ouvi falar muito bem do Alice, mas a verdade é que ainda não o vi. Eu gosto muito de cinema português, mas sou muito rigoroso nas escolhas que faço.

Sonhadora: Creio que os outros te irão agradar também. Dá-lhes uma oportunidade se os vires na tv...

Bjs e Abraços!