terça-feira, 18 de março de 2008

The Machinist - O Maquinista (2004)

De Olhos Bem Abertos

Trevor Reznik é um operário fabril que sofre de uma privação de sono vai para um ano. Essa estranha condição clínica reflecte-se no seu corpo (que apresenta uma estrutura extremamente cadavérica) e na sua mente (que está à beira do colapso). A cinzentona vida de Trevor resume-se a rituais obsessivos e à pura letargia, já que o trabalho parece sugar-lhe toda a existência. Os únicos focos de brilho estão na pele da meiga prostituta com quem ele se encontra e numa simpática empregada de café de aeroporto, com quem Trevor trava uma amizade peculiar. Após um trágico acidente na fábrica, por culpa da distracção de Trevor, todos se começam a virar contra o operário, que afirma estar a ser vítima de uma conspiração muito bem elaborada. A presença de um insinuante colega que só Trevor parece ver também não ajuda muito à resolução do enigma...

The Machinist é o tal filme de culto em que Christian Bale perdeu a capacidade de discernimento juntamente com o peso. Para compor a personagem do operário atormentado, o actor dedicou-se a uma intensiva dieta, recorrendo a uma alimentação paupérrima e evitando o acompanhamento médico especializado. O resultado foi uma inacreditável perda de massa muscular (30 quilos foram à vida...), estabelecendo um novo padrão no que diz respeito aos limites a que se está disposto a ir por amor à arte. Decisões arriscadas à parte, justiça tem de ser feita a Bale, que conseguiu também alterar a sua estrutura emocional, afundando-se na persona (e, especialmente, na psique) de Trevor Reznik. O desempenho do actor é fenomenal, um dos grandes atractivos do filme. The Machinist, uma produção espanhola assinada por Brad Anderson, pode ser descrito como um thriller urbano claustrofóbico, com ambiências densas e opressivas. Evocar David Cronenberg torna-se inevitável, pois a questão da dilaceração do corpo é uma das marcas autorais do cineasta canadiano. O que está em jogo em The Machinist, para além dessa componente física, é o estudo de uma personagem complexa e fascinante, que consegue captar as atenções e decidir o rumo do filme (aliás, a narrativa apoia-se totalmente no seu protagonista, e esse veículo é a solução mais acertada).

Se bem que as ideias criativas não sejam particularmente originais, uma vez que já vimos isto concretizado noutros filmes bem melhores, a verdade é que são empolgantes o suficiente para nos prender à história. Mas o grande trunfo da obra, a par da interpretação, é o tratamento dado ao tema da culpa. Que me lembre, este é dos últimos filmes que melhor soube explorar esta temática, sem necessidade de "rasteiras" lamechas. A culpa surge como um mecanismo inconsciente que abafa a memória e dita a acção e ainda como um fenómeno passível de conduzir à fragmentação física e psicológica, a que se vem juntar o processo de alienação. Não há como fugir à culpa e basta lembrar as cenas em que a personagem de Bale se lava compulsivamente com lixívia para percebermos isso mesmo. Ele bem pode desinfectar o corpo com esse produto, mas para alcançar a purificação interior não há lixívia que lhe valha... Destaque para as presenças de Jennifer Jason Leigh e Aitana Sánchez-Gijón.


Classificação: 3,5/5

22 comentários:

Unknown disse...

Ora nem mais... eu próprio não descreveria melhor esta fita, que apesar de se poder considerar uma obra de culto, não é certamente, uma obra-prima. Mas concordo, honestamente, contigo.

Abraço

Anônimo disse...

Um dos melhores filmes do Christian Bale. perdeu 30 quilos, mas ganhou em graça, talento, e claro para qualquer pessoa que vê ele nesse filme alguns pontos de consideração. Uma fiel demonstração de talento e perfeição. Totalmente diferente do que estamos dispostos a vê-lo, e até acostumados, como forte e bonitão, ele é na forma mais nua a essencia do personagem. Forte, tenso e envolvente, podemos dizer que o filme na verdade é 90% ele. Roteiro, direção e iluminação nao podem ser desmerecidos, mas duvido que outro no papel cairia tao bem.

Rosa disse...

Vi-o há muito pouco tempo. Depois de ultrapassar o choque dos 30kg a menos do Christian Bale, lá consegui ver um filme intenso, com um bom argumento, mas talvez um pouco coxo, falta-lha na outra perna algo que apoie a representação fenomenal de Bale. (Mas lá está a íncrível magreza e agonia do protagonismo por vezes desvia-nos a atenção do filme como um todo)

Rosa disse...

epah, o meu comment está cheio de gralhas, é o que dá querer andar a ver e comentar os blogs à pressa na hora do almoço :s

Cataclismo Cerebral disse...

Fifeco: É isso, o filme gerou culto mas não é daqueles fundamentais. Ainda assim, acho que é bom...

Isabela: É uma das melhores interpretações dele, isso sem dúvida. Ele "rouba" a atenção do próprio filme. Aliás, ele é o filme.

Rosa: Deu para perceber perfeitamente o ponto de vista ;) O resultado poderia ter sido inesquecível, tendo em conta a entrega do actor e a substância do argumento. Acabou por não ser genial, mas não deixa de ser recomendável!

Abraços

Anônimo disse...

É de facto notável a entrega de Bale para este filme. Diz-se que Bale, este mesmo sem comer vários dias e que após o filme, voltou à sua velha forma em 2 meses. Quanto mais não seja como já foi dito, vale a pena pela entrega!

Abraço!

Loot disse...

Excelente texto e concordo totalmente com ele, não sendo original a exploração do tema da culpa está muito bem feito e Bale dedica-se de corpo e alma aos eu personagem que no final fez toda a diferença.

Abraço

Blueminerva disse...

O teu texto reflete bem o que penso deste filme. Eu não diria melhor caro cataclismo.
O desempenho de Christian Bale é arrepiante assim como o físico.
Um abraço

Pedro Pereira 77 disse...

Belo filme, 4/5 na minha opinião... Agora que me relembraste dele, tenho que o ir rever...

Cataclismo Cerebral disse...

Ricardo: Foi uma decisão arriscada do actor, que de certeza comprometeu a sua saúde. Mas o desempenho funcionou às mil maravilhas!

Loot: Obrigado. Só ele já vale o filme (sei que é um chavão, mas aplica-se). A questão da culpa acho que está bem desenvolvida.

Blueminerva: Obrigado cara amiga! Arrepiante é a palavra correcta (quer para a parte psicológica, como para a parte física).

Halloween77: Força nisso então ;)

Abraços

Anônimo disse...

Passei para conhecer. É um bom cataclismo o que debita (os será credita?) o teu cérebro, parabéns.

Cumprimentos.

Luís A. disse...

Por alguma razão o Bale neste filme faz-me lembrar o John Hurt.

um abraço

Cataclismo Cerebral disse...

J.l.: Obrigado ;)

Luís: Com a face cadavérica acaba por partilhar expressões...

Abraços

Anônimo disse...

Parece interessante, tenho que ver!
Gostava muito de ver aqui neste blog criticas ao "Alpha Dog", "American History X" e ao "Pi", são filmes dos quais eu gostei muito mas gostava de saber a opiniao de um entendido!!
Cumps, continuaçao d bom trabalho

Unknown disse...

Eu dar-lhe-ia nota 4/5

Cataclismo Cerebral disse...

A minha nota é praticamente essa.

Abraço

Jubylee disse...

Fui ver este filme na altura em que estreou e foi uma visualização um tanto ou quanto desconfortável, o que diz algo acerca do filme. Nunca mais o revi.

Cataclismo Cerebral disse...

É desconfortável, sem dúvida. Senti isso também quando o vi pela 1ª vez, mas os seus temas ficaram-me na memória. Ao segundo visionamento conquistou-me por completo e essa sensação de desconforto atenuou-se.

Abraço

Anônimo disse...

Hi there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a
quick shout out and tell you I truly enjoy reading your posts.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that
go over the same topics? Thanks a lot!

Here is my web blog - hair follicles

Anônimo disse...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
nonetheless, you command get got an edginess over
that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly
the same nearly very often inside case you shield this
increase.

Here is my webpage - binary options bonuses

Anônimo disse...

This article will help the internet users for setting up new blog or
even a weblog from start to end.

My blog long hair

Anônimo disse...

Very good blog post. I certainly appreciate this website.
Stick with it!

Here is my blog: options traders