terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A (Re)Descobrir...


- Romper Stomper - Os Revoltados (1992): Este poderoso filme australiano de baixo orçamento foi um dos primeiros trabalhos de representação do agora famoso Russell Crowe. A história tem lugar em Melbourne, cidade que acolhe um elevado número de imigrantes asiáticos. Estes são vítimas das políticas de xenofobia e racismo praticadas pelos habitantes australianos, que se sentem injustiçados com as suas precárias condições de vida e no direito de defender o seu "território". A acção centra-se num grupo de skinheads, liderado por Hando (a personagem de Crowe), que luta desenfreadamente pela limpeza étnica do bairro, envolvendo-se em inúmeros conflitos com os imigrantes vietnamitas. Nesse ritual de violência entra Gabe, uma rapariga com um percurso pessoal traumático que se envolve com Hando e por quem Davey, um dos amigos de Hando, se apaixona. "Romper Stomper" é um projecto arriscado que vai beber influências a "Laranja Mecânica" e que está tematicamente muito próximo de "American History X - América Proibida". Pode até perder na comparação com o filme protagonizado por Edward Norton, mas não deixa de ser uma excelente obra.

8 comentários:

M. disse...

como eu gosto deste filme. tenho ofinal na praia bem marcado.o american history tem lugar cativo, though.

gostei do blog:)

Red Dust disse...

Já vi esta fita há muitos anos.

Um tema mais que actual, com uma poderosa actuação de Russel Crowe. Provavelmente o seu melhor na sua terra natal.

A minha classificação: 9/10.

Cataclismo Cerebral disse...

M: Tenho saudades de o ver. Na altura marcou-me e muito. Também preifo o American istory, no entanto. Obrigado ;)

Red dust: Também já vi há uns largos anos, tenho de ver se encontro o DVD. Foi aprimeira grande interpretação de Russell Crowe.

Abraços!

Blueminerva disse...

Já vi à vários anos. E sim, é um grande filme com uma poderosa interpretação do Sr. Crowe. Mas tal como tu, também prefiro o "América Proibida".
Um abraço

Cataclismo Cerebral disse...

;)

Abraço!

Unknown disse...

Confesso que não conhecia a fita. De todo o modo, é um produto a ver, se não for mais, pela temática e actor.

Abraço

Hugo disse...

È um filme pouco conhecido do público, mas muito bom. Lembra bastante "American History X" que foi filmado bem depois.

Um tema atualissímo.

Abraço

Cataclismo Cerebral disse...

Achei que lhe devia fazer justiça, já que o American History X (excelente filme, atenção) recebe todos os créditos pelo tratamento deste tema e Romper Stomper fica esuqecido nas gavetas da memória... é mesmo um tema actual :S

Abraço!