
Xavier, um jovem estudante francês, decide partir para Barcelona ao abrigo do programa universitário Erasmus. Uma vez lá chegado, rapidamente encontra um "ninho" numa residência recheada de estudantes de diversas origens. A estadia é de um ano e durante esse período de tempo Xavier toma plena consciência da dimensão europeia e do caos que é planear o futuro num mundo de múltiplas possibilidades. Pelo meio, entra em desavenças com a namorada Martine, envolve-se com uma bela mulher casada e cria amizades inesquecíveis com os colegas e companheiros de casa.
Retrato sentido de um novo tipo de juventude, L'Auberge Espagnole é um interessante filme de Cédric Klapisch que conquistou a simpatia um pouco por todo o lado onde estreou. Em Portugal a recepção foi entusiástica, tendo sido agraciado com os parabéns da crítica e com a adesão do público, gerando até alguma surpresa (trata-se de um filme de orçamento modesto, europeu e sem grandes nomes no elenco, daí que tenha sido algo surpreendente o seu sucesso). Mas fora esta trivialidade, o facto é que este título tem realmente a qualidade a seu favor. Considerado por muitos o filme-estandarte do programa Erasmus, L'Auberge Espagnole propõe uma perspectiva desempoeirada sobre a multiculturalidade presente na Europa contemporânea, Europa esta que incorpora um sólido sistema ideológico e que exalta os valores de toda uma nova geração predisposta ao alargamento das fronteiras físicas e mentais. Ao mesmo passo, evita ser tendencioso/panfletário: não só apresenta o lado "solarengo" como também denuncia os aspectos menos estimulantes de todo o processo (exemplo: burocracia).
Klapisch contorna os caminhos da caricatura boçal, fugindo assim aos estereótipos que se poderiam facilmente associar a cada uma das nacionalidades representadas. Outro triunfo a apontar está no argumento hábil, que consegue abraçar uma visão irónica e não condescendente da juventude estudantil (aqui não há qualquer margem para facilitismos dessa ordem). O recurso ao vídeo digital enfatiza a cor, o dinamismo e a energia formal, indo na linha da composição dramática das próprias personagens. Se existe uma fraqueza a apontar, essa está relacionada com o facto do filme nem sempre ser expedito nos seus propósitos, quebrando o ritmo em algumas partes algo dispensáveis.
Mas verdade seja dita, o todo é extremamente compensador, engraçado e até comovente. Saúde-se o realizador e o radioso elenco (esta foi a fita que ajudou a carreira de Romain Duris e que confirmou o doce estatuto de Audrey Tautou) pela criação de um tão estimável "filme de culto europeu", que não receia assumir a sua faceta mais sentimental. Existe uma sequela que dá pelo nome de "Les Poupées Russes - As Bonecas Russas".
Classificação: 3,5/5
9 comentários:
Uma bela surpresa e não nego que a presença de Audrey Tatou ajudou a uma maior atenção.
A minha classificação: 8/10.
Abraço.
este filme é de aqueles com que me identifiquei quando tb estive fora do pais a estudar num apartamento cheio de gente de paises diferentes...é mesmo geração desenrascada, mas é k tem mesmo de o ser.
3/5
abraço
Vi este filme antes da experiência Erasmus e à distância do tempo(tanto do seu visionamento como do meu regresso do intercâmbio) só posso concordar com a tua crítica. É um retrato fiel e bem humorado da nossa geração. E qualquer filme fica bem em Barcelona :)
Beijinhos.
Estes, é dos tais que estou pra ver faz tanto tempo...
Um abraço
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.
Red Dust: É um filme muito agradável, que consegue permanecer na memória.
Calminha: Assim sendo, o filme deve ser muito especial para ti :)
Maria: Só sei que o filme desperta muito a vontade de integrar o programa Erasmus... mesmo revelando que nem tudo é pêra doce!
Blueminerva: prometo que, se for exibido na tv, aviso com alguma antecedência ;)
Abraços
Um filme obrigatório para a juventude "viajante" ;)
Nia: Concordo. Não faço parte desse universo, mas se a mim estimulou-me nesse sentido, imagino o impacto que terá naqueles que vivenciaram algo semelhante ;)
If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair transplant cost[/url]
Postar um comentário