sexta-feira, 14 de março de 2008

L'Auberge Espagnole - A Residência Espanhola (2002)

Geração Desenrascada

Xavier, um jovem estudante francês, decide partir para Barcelona ao abrigo do programa universitário Erasmus. Uma vez lá chegado, rapidamente encontra um "ninho" numa residência recheada de estudantes de diversas origens. A estadia é de um ano e durante esse período de tempo Xavier toma plena consciência da dimensão europeia e do caos que é planear o futuro num mundo de múltiplas possibilidades. Pelo meio, entra em desavenças com a namorada Martine, envolve-se com uma bela mulher casada e cria amizades inesquecíveis com os colegas e companheiros de casa.

Retrato sentido de um novo tipo de juventude, L'Auberge Espagnole é um interessante filme de Cédric Klapisch que conquistou a simpatia um pouco por todo o lado onde estreou. Em Portugal a recepção foi entusiástica, tendo sido agraciado com os parabéns da crítica e com a adesão do público, gerando até alguma surpresa (trata-se de um filme de orçamento modesto, europeu e sem grandes nomes no elenco, daí que tenha sido algo surpreendente o seu sucesso). Mas fora esta trivialidade, o facto é que este título tem realmente a qualidade a seu favor. Considerado por muitos o filme-estandarte do programa Erasmus, L'Auberge Espagnole propõe uma perspectiva desempoeirada sobre a multiculturalidade presente na Europa contemporânea, Europa esta que incorpora um sólido sistema ideológico e que exalta os valores de toda uma nova geração predisposta ao alargamento das fronteiras físicas e mentais. Ao mesmo passo, evita ser tendencioso/panfletário: não só apresenta o lado "solarengo" como também denuncia os aspectos menos estimulantes de todo o processo (exemplo: burocracia).

Klapisch contorna os caminhos da caricatura boçal, fugindo assim aos estereótipos que se poderiam facilmente associar a cada uma das nacionalidades representadas. Outro triunfo a apontar está no argumento hábil, que consegue abraçar uma visão irónica e não condescendente da juventude estudantil (aqui não há qualquer margem para facilitismos dessa ordem). O recurso ao vídeo digital enfatiza a cor, o dinamismo e a energia formal, indo na linha da composição dramática das próprias personagens. Se existe uma fraqueza a apontar, essa está relacionada com o facto do filme nem sempre ser expedito nos seus propósitos, quebrando o ritmo em algumas partes algo dispensáveis.

Mas verdade seja dita, o todo é extremamente compensador, engraçado e até comovente. Saúde-se o realizador e o radioso elenco (esta foi a fita que ajudou a carreira de Romain Duris e que confirmou o doce estatuto de Audrey Tautou) pela criação de um tão estimável "filme de culto europeu", que não receia assumir a sua faceta mais sentimental. Existe uma sequela que dá pelo nome de "Les Poupées Russes - As Bonecas Russas".



Classificação: 3,5/5

9 comentários:

Red Dust disse...

Uma bela surpresa e não nego que a presença de Audrey Tatou ajudou a uma maior atenção.

A minha classificação: 8/10.

Abraço.

calminha disse...

este filme é de aqueles com que me identifiquei quando tb estive fora do pais a estudar num apartamento cheio de gente de paises diferentes...é mesmo geração desenrascada, mas é k tem mesmo de o ser.
3/5
abraço

Maria del Sol disse...

Vi este filme antes da experiência Erasmus e à distância do tempo(tanto do seu visionamento como do meu regresso do intercâmbio) só posso concordar com a tua crítica. É um retrato fiel e bem humorado da nossa geração. E qualquer filme fica bem em Barcelona :)

Beijinhos.

Blueminerva disse...

Estes, é dos tais que estou pra ver faz tanto tempo...
Um abraço

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

Cataclismo Cerebral disse...

Red Dust: É um filme muito agradável, que consegue permanecer na memória.

Calminha: Assim sendo, o filme deve ser muito especial para ti :)

Maria: Só sei que o filme desperta muito a vontade de integrar o programa Erasmus... mesmo revelando que nem tudo é pêra doce!

Blueminerva: prometo que, se for exibido na tv, aviso com alguma antecedência ;)

Abraços

Nia disse...

Um filme obrigatório para a juventude "viajante" ;)

Cataclismo Cerebral disse...

Nia: Concordo. Não faço parte desse universo, mas se a mim estimulou-me nesse sentido, imagino o impacto que terá naqueles que vivenciaram algo semelhante ;)

Anônimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair transplant cost[/url]