segunda-feira, 23 de julho de 2007

Funny Games - Brincadeiras Perigosas (1997)

Jogos Perigosos

Certamente uma das obras mais chocantes dos anos 90! O realizador Michael Haneke expõe a nú as raízes do medo, usando e abusando da violência gratuita como forma de testar os limites do espectador. Tudo neste filme é uma provocação, que não se aliena do reconhecido registo austero de Haneke. Aqui narra-se a história de dois jovens aparentemente educados, Paul e Peter, que decidem abordar uma família que se encontra de férias na sua casa de campo. Ao início, as intenções dos rapazes parecem ser as melhores, mas logo os seus comportamentos começam a assumir outros contornos. Rapidamente, Paul e Peter revelam a suas personalidades sádicas e psicóticas, tornando aquela família (um casal e o seu filho) refém e obrigando-a a participar em jogos doentios...

O argumento explora magistralmente os fios da relação entre espectadores e violência, em particular naquele genial twist que nos dá cabo dos nervos. Essa reviravolta e alguns diálogos dirigidos directamente a nós, espectadores, acentuam essa capacidade da narrativa em nos manipular e encaixam-se no modelo da ultra-violência que vicia, quase que puxando a faceta mais obscura do nosso lado voyeur. O subtexto de Funny Games acaba também por lançar uma quantas farpas certeiras ao fascínio pelos mass media e à banal mediatização de 'conteúdos arriscados'. É um filme que nos confronta com os nossos instintos mais primitivos e que no fim nos deixa numa corda bamba emocional. Completamente fundamental!


Classificação: 5/5

5 comentários:

Rosa disse...

Fiquei muito curiosa. Vou tentar arranjá-lo. Duvido que o videoclube do meu bairro o tenha... aliás tenho a certeza, para minha desgraça lá só há blockbusters e meia dúzia do woody allen.

Cataclismo Cerebral disse...

Woody Allen é sempre uma boa escolha, aqui no meu estaminé ;) Garanto-te que este Funny Games vale bem a pena...

Bracken disse...

Grande filme. Só espero que o remake norte-americano perpetrado por Haneke não perca a essência do filme. Está lá a Naomi Watts, já é um sinal positivo.
Abraço,
Bracken

Flying Dutchman disse...

Acabei de ver o Funny Games U.S.
Nao vi o original, mas achei este muito bom mesmo: boa realizaçao, interpretaçoes bem acima da média e um enredo chocante! Aconselho!!
Cumprimentos

Cataclismo Cerebral disse...

Esse foi uma versão plano a plano do filme original, realizado pelo mesmo cineasta. Espero que seja tão bom como original, quero acreditar que sim.

Abraço