quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ten - Dez (2002)


No Mundo Das Mulheres...

Ora cá está um objecto cinematográfico tão radical e arrojado que até sinto dificuldade em classificá-lo em termos do seu género. E é precisamente essa indecisão que contribui ainda mais para o fascínio desta experiência de Abbas Kiarostami. O foco da acção reduz-se a um único local, o interior de um automóvel, onde uma jovem mãe iraniana é a condutora do veículo. Ao seu lado vão-se sentando inúmeras companhias, praticamente todas do sexo feminino. O Dez do título refere-se ao número de conversas que são abordadas, durante as inúmeras trajectórias que se percorrem. É delicioso que num espaço tão confinado se possa encetar maravilhosamente um retrato impressionante da actual condição feminina no Irão. As palavras assumem uma força e perturbação que deixará pouca gente indiferente, tudo sem esquecer o sufoco do “palco de acção”. É um projecto minimalista, condimentado com uma perspectiva voyeur que facilmente seduz, mas cuja mensagem e importância extravasa quaisquer delimitações formais. Consegue ser provocante, enervante, duro mas também terno e comovente, sem nunca esbarrar em simplismos dramáticos. Assustadora só mesmo a única personagem masculina do filme, o filho da protagonista, cuja violência verbal e comportamental deixam antever o tipo de personalidade que terá na idade adulta. Falso - documentário, reportagem ficcionada, seja qual for a designação que se lhe queira dar, a verdade é que Dez é um monumento cinematográfico que importa descobrir o mais rápido possível.


Classificação: 5/5




6 comentários:

Carlos Pereira disse...

De Kiarostami só vi este fabuloso Ten e Close-up. É sem dúvida uma obra-prima, fascinante, mas de difícil digestão, talvez por ser tão radical como referes. Abraço ;)

Maria del Sol disse...

A minha ignorância da obra deste senhor é uma lacuna que há muito quero preencher, e esta sinopse aumentou a minha curiosidade ;)

Betty Coltrane disse...

então, meu querido, é favor mostrar..... ;P

Betty Coltrane disse...

hey!!

hoje vamos ao marras. Alinhas ou já estás ocupado?

***********

Cataclismo Cerebral disse...

Carlos: Conquistou-me definitivamente ao 2º visionamento, por ser um objecto difícil de tragar.

Maria: Diga-se de passagem que os filmes dele não passam na tv, o que não facilita o acesso à sua filmografia.

Betty: Procurei o trailer e não o encontrei. Quanto ao DVD, é daqueles que tenho que comprar (só espero é que esteja editado no nosso país).

Bjs e abraço

bitsounds disse...

um dos filmes mais "difíceis" do Kiarostami, sem dúvida