terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Retratos De Amizade...



- "Midnight Cowboy - O Cowboy Da Meia- Noite" (1969): Um cowboy texano extremamente ingénuo chega a Nova Iorque decidido a ganhar a vida como prostituto. Mas a jornada não é assim tão fácil e o cowboy acaba por se apoiar num marginal adoentado chamado Ratso. Juntos erram por aquela imensa metrópole, descobrindo a verdadeira amizade que os une. Uma peróla da contra-cultura que fez história ao ganhar o Óscar de Melhor Filme em 1969 (continua a ser o único filme com a classificação X a receber tal galardão). Com Dustin Hoffman e Jon Voight;

- "Stand By Me - Conta Comigo" (1986): Um verdadeiro hino à adolescência e à amizade, que celebra a perda da inocência e o poder da nostalgia. Quatro jovens amigos tomam conhecimento do local onde se encontra o cadáver de um adolescente que havia desaparecido e decidem então lançar-se em busca do dito corpo, missão essa que lhes irá deixar marcas para sempre. Com River Phoenix e Kiefer Sutherland;

- "Driving Miss Daisy - Miss Daisy" (1989): Este deve ser dos mais tocantes exemplos da grandeza de uma amizade. Nos anos 50, Miss Daisy (uma senhora de idade avançada) já não consegue conduzir. Ela tem uma personalidade muito forte, mas mesmo assim o filho convence-a a contratar um motorista. Ao ínicio ela resiste à ideia, mas aos poucos a personalidade afável do chauffeur afro-americano vai conquistando Miss Daisy. Esta relação irá superar os seus obstáculos e perdurar durante várias décadas, culminando numa enorme cumplicidade. Com Jessica Tandy e Morgan Freeman.

5 comentários:

Maria del Sol disse...

Não vi nenhum dos três, mas estive quase para ir ver a versão teatral de "Miss Daisy" que esteve em cena há uns meses. De certa forma até foi bom que o tenha feito, seria difícil superar a qualidade de interpretação dos protagonistas do filme. :)

Unknown disse...

O melhor é mesmo o "Stand by Me". Revi-o há pouco e é magnífico.
VA

spring disse...

Gosto deste trio e acrescento "Heartbeat" / "Um Bater de Corações" do John Byrum sobre essa dupla Jack Kerouac/Neal Cassidy.
abraço cinéfilo

Rosa disse...

Nunca vi, infelizmente, o midnight cowboy, mas está na minha lista interminável :s. O stand by me foi um dos filmes que mais me marcou na adolescência, já não o vejo há anos, deve ser interessante revê-lo agora, adulta. O Driving Miss Daisy traz-me imediatamente à presença a voz aveludada do morgan freeman e a imagem frágil mas impertigada da Jessica Tandy, a rever também, sem dúvida. Boas sugestões. Teria com certeza alguma coisa a acrescentar, algum filme que se enquadraria nessa trilogia, mas como a minha memória é semelhante à de um peixe, fico-me por aqui. Bem haja!

Anônimo disse...

"Driving Miss Daisy" é mesmo inesquecível :')
e já agora, adoro a tua grande frase: "The greatest thing you'll ever learn is just to love and be loved in return" - Moulin Rouge

; D

cumprimentos