
Existem filmes que acabam por cair no esquecimento, por muito bons que sejam. É o caso deste admirável
"Ponette" (1996), que apenas vi uma vez na televisão e cujo DVD parece não existir em lado nenhum.
"Ponette" conta a história de uma menina de 4 anos que perde a mãe num acidente de automóvel. A criança não consegue lidar com a perda e continua à espera da progenitora, falando com ela e procurando-a. A crença no reencontro é de tal maneira forte que ninguém consegue convencer Ponette de que nunca mais estará com a sua mãe. Este filme de
Jacques Doillon retrata brutalmente a dor e a incomunicabilidade, ao mesmo tempo que faz uma aproximação sentida à infância nas suas variadas vertentes. Assombrosa a interpretação da pequena actriz, que com tão tenra idade consegue uma tremenda complexidade. Vencedor da Taça Volpi no Festival de Veneza para Melhor Actriz.
4 comentários:
Por incrível que pareça, eu vi-o! Tinha aí uns 14 ou 15 anos, a minha mãe desencantou o vídeo da escola onde trabalha e lembro-me que me impressionou profundamente. Óptima escolha :)
Vi-o no cinema quando estreou e lembro-me que não consegui sair logo da sala, tal o impacto!
Comprei-o finalmente em DVD há cerca de 1 mês, espero revê-lo em breve!
E quantas pérolas não andarão por aí perdidas e injustiçadas... Gostava de ver esta que sugeres, deve ser difícil, mas já fizeste a tua parte para que não seja esquecida. :)
Abraço
Maria: É um bom filme que ficou perdido no tempo, infelizmente.
Wasted: Tenho de pesquisar as lojas para ver se encontro o DVD desta preciosidade...
Jhb: Tens razão e sempre que me lembrar de algum bom filme esquecido faço-lhe justiça aqui no blog.
Bjs e abraços
Postar um comentário