quinta-feira, 12 de julho de 2007

Feira de Vaidades - Parte 2.0

Começo a ficar farto da política do Hi5. Como não costumo lá pôr os pés, recebo mensagens que me convidam a verificar quem visitou o meu profile e sugestões para aumentar a minha popularidade (!?!). Quando criei a página, confesso que não sabia muito bem ao que ia e só acedi porque lá me convenceram que seria engraçado. Admito que será útil para não perder o contacto das pessoas que mais gostamos mas, fora isso, serve quase exclusivamente para a auto-promoção e para a profusão das mais puras banalidades.

8 comentários:

Maria del Sol disse...

De facto, apesar da utilidade de reatar contactos perdidos no passado, torna-se quase assustador o espírito no qual reside o sucesso do fenómeno hi5: a necessidade de primária de estimular o ego, que sublinha a profunda incomunicação em que vivemos actualmente, apesar da irónica profusão de meios de comunicação com que contamos.
E nesta mesma lógica, o voyeurismo implícito de quem gosta de espiar a vida (fictícia) dos outros sem consequências.
Se há dez anos atras nos falassem desta realidade não acreditaríamos e, no entanto, ela aí está... :S

Betty Coltrane disse...

Hehe!!! Eh lá Maria, estavas inspirada!! =)

Já sabes o que penso disso. É supérfulo, e sem grande utilidade, mas confesso q de vez em quando até me divirto! Estranhamente (ou não), só tenho lá colegas actuais!

CP disse...

Eu acho que o Hi5 como outros sites que promovem as chamadas comunidades virtuais têm o seu quê de interessante e, sinceramente, ainda acredito que, além de ir ver no que é que os nossos antigos colegas se tornaram, é possível fazer novas amizades. é claro que este termo "amizade" é muito discutível mas deixo a pergunta: conheces uma rapariga num bar. falas com ela. pedes o telefone. telefonas. sais com ela. falas mais um bocado. Dizes-te seu amigo e és reconhecido como tal. Se isto se passa, segundo todos me fazem crer (não sou mto adepto das noites em festa), porque razão virtualmente isto não pode acontecer? No máximo (ou mínimo ainda não decidi) ambas "amizades" são igualmente dúbias.

Acho que este tipo de sites tem sem dúvida um porquê legítimo contudo para estar in e não ser marketizado apenas como "uma maneira para que as pessoas que desgostam da vida nocturna de bares e discotecas possam travar conhecimento com outras pessoas" é preciso apelar ao espírito de auto-promoção que, sem dúvida alguma, vende muito mais.

É apenas a minha opinião. Isto sabendo obviamente os "antros" que estas mesmas comunidades são. Mas reitero que a dita "vida real" tb não é cor-de-rosa. Os "antros de engate" são tão ou mais comuns nas ruas das cidades como neste pequeno grande mundo virtual.

Francisco Mendes disse...

É um "fenómeno" que me passa completamente ao lado. Além de não me encontrar registado, nem o procuro visitar. Absolutamente dispensável... para mim, claro está!

Cataclismo Cerebral disse...

Maria: Concordo com o que dizes. Acho até que se desvirtuaram completamente os propósitos da rede hi5. Ou então não :S

Betty: Já temos falado muito disto :) Vou lá pouquíssimas vezes, mas as pessoas que tenho adicionadas são mesmo amigas.

CP: Percebo o que queres dizer, mas o facto de tudo poder ser tão estanque e tão adulterado no Hi5 é que me impressiona. Nem todos os que fazem parte da comunidade hi5 são assim (obviamente), mas creio que em muitos casos impera a lógica da exposição gratuita e artificial.

Francisco: Same here ;)

Bjs e abraços

Cataclismo Cerebral disse...

Ah, faltou-me focar a questão da popularidade! Trata-se de amealhar o maior número de pessoas para se atingir o status de "popular".

Anônimo disse...

o HI5 dá-m nauseas e sinto-me feliz em afirmar: eu n uso isso!
aliás, mais feliz seria se nem estivesse registada mas mandaram-m um convite e eu tb n sabia ao q ia e pronto...lá me registei. mas n tenho uma única foto minha e devo ser tudo menos popular. WHO CARES!? FUCK HI5!

SF disse...

epah, nem me digas nada..eu gosto de estar em contacto com amigos e pessoas que não posso ver mto in loco mas por mais bloquedores que ponha naquela porcaria é so chover convites e "adicionanços"...passo a vida a apagar coisas. Claro que sp podia cancelar a conta mas pronto...vou deixando andar