segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Qual A Melhor Série De Todos Os Tempos?

Para mim o voto vai para "Twin Peaks"(1990). Porquê? Porque rompeu descaradamente com todas as convenções das soap operas do prime-time norte-americano; revelou ao mainstream o universo bizarro, intrigante e surrealista de David Lynch e Mark Frost; retratou de forma muito provocadora a vida nas pequenas comunidades, onde tudo é belo e apelativo à superfície, mas onde existe igualmente uma tremenda mesquinhez de espírito e a mais triste alienação; conseguiu criar personagens e cenas que permaneceram na cultura popular, para além da já famosa partitura de Angelo Badalamenti. Contra todas as expectativas foi um sucesso de audiências, mas acabou por ser cancelada.

16 comentários:

Anônimo disse...

sete palmos de terra.

always and forever. :)

e é uma vergonha eu n conhecer a twin peaks, só msm d nome. e da magnífica banda sonora.

Maria del Sol disse...

Vai haver uma projecção pública de blocos de episódios da série no Festival de Cinema Europeu do Estoril, que começa na semana que vem ;)

Betty Coltrane disse...

Sete Palmos de Terra para mim também.... :D

Pelo menos por enquanto. ;P

beijão!

Blueminerva disse...

"Twin Peaks" - perfeitamente de acordo. David Lynch (um dos meus realizadores preferidos) é um génio e já na altura o revelava. Acrescentava mais duas séries e em pé de igualdade com a anterior. Uma italiana, "O Polvo", que mostrava os meandros da máfia e a sempre imortal "Quinta Dimensão" (The Twilight Zone) do não menos genial Alfred Hitchcock.
Um abraço

Carlos M. Reis disse...

Cheers ;)

JHB disse...

As grandes séries foram-me sempre passando ao lado, só agora com a inundação que temos tido comecei a reparar que há coisas muito boas.
:(

Pattie disse...

O meu voto recai em M*A*S*H - ou, como eu gosto de a chamar, "aquela magnífica série dramática disfarçada de sitcom."

Luís A. disse...

The Sopranos (pela superioridade dos guiões, riqueza dos personagens, perfeição nas representações) exéquo com Miami Vice (pela abordagem estética e musical, influente e inovadora que ainda hoje se faz sentir no audiovisual mundial)

Cataclismo Cerebral disse...

Curse e Betty: Boa escolha, de facto. Uma bela série :)

Maria: Não sabia dessa projecção. Acredita que vale a pena recuperar a série para toda uma nova geração!

Blueminerva: David Lynch é dos realizadores que mais admiro. Vi episódios do Polvo em pequeno e lembro-me da sua enorme carga dramática; a Quinta Dimensão é puro culto...

Knoxville: Outra que marcou a minha infância :)

jhb: Actualmente as séries estão com um nível de qualidade muito alto e estão a ser respeitadas pelo público (já não são vistas como o parente pobre do cinema).

Pattie: Bem pensado Pattie! :)

Luís: Os Sopranos também estão bem lá no topo...

Bjs e abraços

Cataclismo Cerebral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C. disse...

Depende dos géneros. No drama gosto muito de "Six Feet Under", "Carnivàle", entre outras. Na comédia, adoro "Seinfeld", por exemplo.

Seria incapaz de escolher só uma.

Gonçalo Trindade disse...

Para mim tenho três: "BlackAdder" e "Allo Allo" em comédia, e "X-Files" em drama.

Anônimo disse...

Para mim, que não vi assim muitas séries até hoje, o primeiríssimo lugar vai para o Allo Allo :)

coisa má disse...

hoje em dia a musica da série continua a fazer-me arrepios!

Cataclismo Cerebral disse...

Wasted Blues: Sim, na comédia também adoro o Seinfeld, mas se tivesse que escolher uma série de eleição não hesitaria em dizer Twin Peaks :)

Gonçalo: BlackAdder e Allo Allo marcaram-me a infância. O X-Files nunca vi nenhum episódio porque nunca me chamou a atenção :S

Coisa Má: Percebo o que queres dizer. O tema está repleto do mistério da série; sinceramente a música acalma-me de todas as vezes que a ouço...

Bj e abraços

Loot disse...

Concordo com a Wasted, depende do género se for drama escolho Six Feet Under, na Comédia escolho arrested development.