quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Anorexia

É óbvio que a recente campanha italiana contra a anorexia é chocante, mas sinceramente é necessário um pouco de celeuma e provocação para despertar consciências, quer dos miúdos, quer dos graúdos. A Publicidade tem o poder de assumir este papel de responsabilidade social, tornando-se assim um veículo de extrema importância que não deve ser menosprezado. Actualmente já existe uma generalizada noção da doença e, bem ou mal, o indivíduo comum sabe listar as suas causas e consequências. Mas acho que é fundamental sair do plano teórico e observar directamente os efeitos devastadores da anorexia, por muitas crúas e brutais que sejam as imagens. Tiro o chapéu à rapariga que deu a cara pela campanha (por toda a sua coragem e frontalidade), ao fotógrafo Oliviero Toscani e à marca de roupa que assinou a iniciativa.

5 comentários:

sonhadora disse...

Já vi algumas fotos e são muito impressionantes!Para mim é um campanha com o intuito de abanar todas as conciências! Acho que ninguém consegue passar ao lado de uma campanha como esta sem pensar 2 ou 3 vezes sobre o assunto!
Tb tiro o chapéu à modelo... a coragem dela é de louvar!

kisses

Betty Coltrane disse...

Está genial!!!!!!!!! genial, genial, genial!!! Especialmente ali, não podia ser um local mais bem escolhido. As italianas, com a sua obsessão com o corpo são as vítimas perfeitas desta doença, e eu vi muitas na rua, acredita...

Pedro Duarte disse...

Vi o anúncio em questão e sinceramente encontro-me dividido. Por uma lado, tem o óbvio valor de mostrar a dura realidade. Por outro, não m consigo esquecer q a imagem é usada para vender ... moda e obviamente tentar conseguir lucros jeitosos. Mas ao menos q seja por 1 causa nobre...

Mas acho q ainda estou dividido.

JHB disse...

Concordo inteiramente contigo. É chocante? Pois é. Mas é esse o objectivo, torna-se impossível de ser esquecido, ninguém conseguirá olhar para estas fotos e ficar indiferente, alguma ponta de preocupação há-de ficar a pairar.

Cataclismo Cerebral disse...

Pedro, acho que a mensagem principal acaba por passar muito bem. A Publicidade também tem este dever, por isso apoio que se continue com acções desta natureza. E o facto de uma marca de roupa se querer associar a uma campanha destas e revelar que este modelo de imagem está errado é digno de se tirar o chapéu.