quinta-feira, 13 de setembro de 2007

De Bestial a Besta

Esta polémica que envolve Scolari dá que pensar, mas não me refiro concretamente à questão do ataque ao jogador da Sérvia. Sim, foi uma atitude impulsiva que qualquer líder que se preze deve tentar evitar ao máximo, de forma a não perder a razão nem a autoridade para exigir o melhor dos comportamentos aos seus jogadores. Mas o que mais me chocou nisto tudo foi a atitude do público português, extremamente assustadora e injusta. Tendo em conta o resultado do jogo, é natural que os adeptos mais fervorosos se exaltem e mostrem a sua indignação; as grandes paixões vivem-se assim, intensamente. Mas também é verdade que tudo tem conta, peso e medida! Utilizar este contexto específico para manobrar ataques aguçados à pessoa de Scolari e para expressar a xenofobia latente, isso é que já considero nojento e degradante. Já sabemos que de bestial a besta basta apenas um fechar de olhos, mas permitam-me que diga que esta transição foi brusca e de proporções colossais. Tudo dirigido ao homem que até à pouquíssimo tempo era considerado o salvador da identidade portuguesa, pelo seu enorme contributo no universo futebolístico.

4 comentários:

Anônimo disse...

bah vão todos bardamerda, ele e os jogadores que parece que são pagos para estarem parados...

Betty Coltrane disse...

hahaha!!!!! Curse, estás lá! Também já falámos sobre o assunto. Mete-me tanto nojo como me metia quando foi a febre da bandeirinha!

E quando ele diz que se Portugal falhar o apuramento para o Euro 2008 é tanto uma derrota dele individualmente como de nós enquanto povo, eu digo: GO FUCK YOURSELF! Q'ésta merda? Não gosto de futebol, estou a cagar-me para o Euro, e certamente não gosto que me metam na mesma panela! E desde quando é que um povo se caracteriza pela sua performance num campeonato desportivo?! É por isto, meus caros, que Portugal está como está... E tenho dito! (costas direitas, postura altiva e nariz no ar)

;)

Luís A. disse...

Portugal está em pleno delírio. andamos altamente esquizofrénicos, e a culpa é dos maquem

Anônimo disse...

Eu axo que graças a esta atitude do Sr Socolári pode ser que a selecção de futebol seja castigada para aí uns dois anos e não tenhamos de levar com as camisolas e com as bandeiras e com os directos e com os especiais e com os mundiais e afins e que comecem a dar umas coisitas de jeito na televisão.