segunda-feira, 16 de abril de 2007

Prós e Contras

"O que valem as privadas?" é o agressivo título do tema de hoje do programa Prós e Contras.
Devo confessar que estou muito curioso por vê-lo, mas por outro lado receio a generalização que o programa possa veicular relativamente às universidades privadas, devido às recentes polémicas. Eu estudei numa: em consenso familiar, decidimos apostar nessa alternativa, uma vez que não consegui entrar por via do ensino público. Pesquisei muitos pólos universitários em que se leccionasse Publicidade e decidi apostar no INP (Instituto Superior de Novas Profissões), pois é das faculdade com maior "quota de mercado" e mérito em termos do curso de Publicidade. Como costumo dizer, a brincar, que foi uma espécie de "aposta familiar": eu cooperei tentando aplicar-me ao máximo nos estudos; os meus pais ajudaram-me na parte financeira. O curso não foi mais fácil por ter sido privado, longe disso. Mas a verdade é que a mentalidade portuguesa adora generalizar as situações, é sempre mais fácil encaixar os assuntos em "gavetas" ou rótulos e soltar os espalhafatosos clichés. O meu receio é que, nos próximos tempos, se crie um estigma em torno de quem estudou em instituições privadas e, por isso, as hipóteses no mercado de trabalho diminuam drasticamente... Isso não só é extremamente redutor como também irremediavelmente estúpido!Bem, esta noite vou seguir o programa e esperar para ver.

2 comentários:

Betty Coltrane disse...

Uf, não sei se chego ao fim do programa... tá quase...

Quanto a isto, eu não posso falar muito, afinal estou numa pública... Mas tens razão, desde que em instituições devidamente credenciadas, não é justo que os alunos das privadas venham a sofrer por confusões que não lhes dizem respeito...

(ai meus deus... o reitor da lusíada é tão cómico....)

Cataclismo Cerebral disse...

Sim, o reitor da Lusíada é uma bela peça. Deu-me vontade de pôr uma almofada à frente da cara de cada vez k ele falava lol.