quinta-feira, 31 de maio de 2007

Gen X

Acho que nem tão cedo a chamada Geração X vai ganhar consciência. E é pena constatar isso, já que, actualmente, dispomos de tantos conhecimentos e recursos para fazer a diferença. Este conceito de Gen X surgiu na década de 90, para designar a camada jovem assaltada pela apatia, completamente iludida pela sua cultura hedonista e sem grande ética profissional. Cá em Portugal também foi designada de Geração Rasca, se bem que, a certa altura, esse termo se tenha desvirtuado bastante e rotulado todos os jovens como sendo moralmente corruptos e responsáveis pela falência moral. Exageros à parte, estou a puxar este tema porque, ultimamente, têm circulado as famosas piadas àcerca da prestação dos políticos na sociedade portuguesa. O que me incomoda um pouco é que para construir ou dizer as piadas, uma grande parte opina fortemente e entra no jogo, seja na conversa entre amigos ou na circulação de mails; no que toca a cumprir o direito e dever de expressar o seu voto político, zeros. Acho que está na altura da Geração X alterar as suas coordenadas, condição sine qua non para a evolução social, política,... e para que possa revelar todo o seu potencial.

Um comentário:

Pedro Duarte disse...

Votar ? Para votar só se for no (q nos parece) menos mau. Nao acredito nos políticos q chegam ao poder. Ainda acredito os q nao estão lá (a "oposição" para mim está sempre no poder) pois só os mais "capazes" (de fazer tudo por tudo) é q chegam ao topo.

Chicos espertos finos de colarinho branco.