quinta-feira, 3 de maio de 2007

Portugal Dos Pequeninos

Actualmente, tudo parece destinado para os mais pequenos: o Marketing, a Ficção Nacional, os Eventos, ... Mas a verdade é que os maiores consumidores são os adultos! Acho que este deve ser um dos melhores golpes dos últimos tempos. Na tv, por exemplo, as séries juvenis têm audiências brutais: sejamos sinceros, como é óbvio não são só os petizes e os adolescentes que as assistem. Aliás, a população nacional é essencialmente adulta e não temos assim tantos jovens. Outro caso flagrante é o da Publicidade, em especial aquele anúncio sobre a reciclagem, em que se ouve o testemunho das crianças e uma música lamechas em "pano de fundo". Eu até acho que esse anúncio está bem feito... não fosse o facto de que não se dirige para as outras crianças, mas sim para os seus pais e avós! Sim, parece que a única forma de chamar a atenção dos "grandes" é recorrer a mecanismos infantis e simplistas. Só assim as empresas obtêm lucros, audiências e tudo o que esteja relacionado com a consciência social poderá ter alguns adeptos. Este panorama é bastante depressivo, mas também muito descritivo da mentalidade reinante em Portugal: imaturidade e mediocridade. Mas isto também é só a minha opinião...

3 comentários:

Betty Coltrane disse...

Nem digas nada. Adivinha quem é a única pessoa cá em casa que consegue ver a floribela? A minha mãe! umpf!

E não é só a tua opinião!
sexta feira é noite de tertúlia no marraquexe (amanhã ou hoje, consoante a hora a que vires isto...), não te esqueças! Esta semana temos muito que discutir! ;P

21:45h em minha casa! (manda-me confirmação po msn quando leres isto, ok?)

*************************

Anônimo disse...

hum..por falar em publicidade..como viste no meu blog pos la em tom de brincadeira k akela musica do jumbo «hiper de estimação» era a minha (nova) música preferida..mas foi so pelo simples facto k este anuncio é genial sem recorrer a grandes orçamentos....uma musica k entra facilmente no ouvido..e k rapidamente td a gente a conhece e canta.. é tao fácil..é como encontrar um trevo..na tromba de um elefanteeee LOL

Cataclismo Cerebral disse...

Mas geralmente esses jingles publicitários, que parecem tão simples e que ficam na memória, são das coisas mais difíceis de construir na mensagem publicitária.

Bjocas